Mais uma vez estamos naquela velha discussão sobre performance versus manutenabilidade ....

Essa história tem muita semelhança com a nossa vida de desenvolvedores de software.

Nessa historinha que vou contar eu reforcei alguns conceitos e aprendi outros. Vou aproveitar para colocar algumas lições em geral. Talvez no começo da leitura você se pergunte o que isso tem a ver com TI mas calma, leia até o final é um paralelo.

Faz alguns meses que resolvi converter meu carro para utilizar GNV. Escolhi uma convertedora líder de mercado apenas pelo nome. Ai começaram meus problemas ...

Lição número 1: Nunca escolha alguna coisa na sua vida apenas pelo nome. Procure indicações. Se não conseguir nenhuma, procure mais informações sobre a empresa/produto/profissional/etc que esta querendo comprar/contratar/etc.

Ao verificar as opções de instalação verifiquei uma que tinha maior performance ao mesmo custo. Um Chip eletrônico GNV que substitui N componentes e ainda reduz o tempo de instalação do Kit. Parece perfeito, não gasto nenhum real a mais e vou ter uma solução com a performance melhor e o tempo de instalação reduzido.

Alguma semelhança com o desenvolvimento de software ?

Ai o dono da loja me informou que a instalação do chip é feita apenas na matriz (que é muito longe da minha casa). E eu, fascinado pela performance e pela facilidade da instalação (Parece até a nossa amiga M$), resolvi prosseguir assim mesmo.

Lição número 2: Se você está percebendo cheiro de bosta se limpe antes de ficar todo cagado. Ps: Eu me caguei todo :)

Bom, após instalar a solução mágica, tive alguns problemas do carro não desenvolver direito, etc, etc, etc, como vocês já sabem, carro da problema ainda mais com um componente adaptado.
Nesse momento cai a ficha da besteira que eu fiz. Ue mas Chip GNV é uma inovação tecnológica de ponta certo ? Correto mas só na porcaria da loja matriz que dá manutenção na benção do Chip GNV.

Lição número 3: Antes de decidir por alguma coisa, pense sempre como vai manter em funcionamento aquilo que escolheu ou se está so arrumando um abacaxi que só vai te dar dor de cabeça.

Levei meu carro na loja onde comprei o Kit GNV, Mudou todo mundo da loja inclusive a gerência e eu fiquei tontinho sem saber o que ia acontecer. O Dono da loja, muito simpático por sinal, me atendeu super bem e resolveu me ajudar (Estava tudo na garantia bah .... isso geralmente não adianta de nada). Deu uma olhada, andamos com o carro e no fim de tudo ele me disse o que eu esperava mas não queria acreditar de jeito algum: Olha amigo, o problema deve ser no Chiv GNV mas aqui não damos manutenção no Chip, somente na matriz (Que fica a 50km da minha casa e so está aberto no horário que estou trabalhando).

Lição número 4: Compre/Utilize/Procure soluções/produtos/coisas que sejam padrões de mercado/indústria pois você consegue ajuda de outros profissionais/fornecedores (Desculpem as barras exessivas vai .. rs). Caso contrário, vai sofrer muito igual a mim quando pintar algum problema ou mudança)

O fim da história é facil, tenho que levar o carro na matriz pra verificar o problema e toda vez que ocorrer algum probleminha vou ter que ir na matriz (50km da minha casa).

Lição número 5: Meu carrro não ia andar na F1, portanto não precisava ganhar 4CV a mais de potência por causa de um Chip milagroso e nossos sistemas geralmente conseguem atender os requisitos de performance mantendo a manutenabilidade boa e sem precisar escovar bits a troco de nada.

Agente dá nossas cabeçadas na vida né ? Vamos pelo menos aprender com elas