Nos últimos meses, tenho ajudado a empresa onde trabalho a escolher um fornecedor para implantar SOA na casa. Infelizmente, não nos está autorizado a fazermos nós mesmos. Os fornecedores escolhidos pela empresa para nossa avaliação, são quase todos fornecedores [A-Za-z]{3}.

Tenho percebido de maneira geral que a maioria desses fornecedores não conhece muito do que nos tem apresentado. Uma simples pergunta sobre Message Broker e ninguém, absolutamente nenhum dos fornecedores soube responder direito. Na verdade, alguns deles confundiram com o produto Message Broker da IBM e outros com ESB.

Teve uma outra empresa, que não posso mencionar o nome por motivos óbvios, que conseguiu vender um projeto SOA aqui dentro, que não era nada mais que instalar um ESB, um servidor de processos e fazer um sisteminha de referência e só !!!! O Pior de tudo é que ganharam uma grana preta com isso.

O fato é que está muito difícil opinar sobre qual fornecedor a empresa deve confiar o "projeto" SOA, e o cenário atual, com a pressão vinda de cima pra baixo para implantar alguma coisa de SOA, só porque está na moda e sem as vezes nem entender o que é, faz como que muitos fornecedores consigam essa maravilhosa TETA pra mamar nas grandes corporações.