Estive pensando esses dias sobre trabalho freelancer. Por muito tempo aceitei esse tipo de trabalho, pois sempre gerava uma grana extra no bolso. Acontece que comecei a perceber que toda vez que eu pegava um freela pra fazer aquilo me sugava, e naturalmente não conseguia tempo para estudar, me manter atualizado e ainda por cima sempre tinha uma enorme dor de cabeça e por algumas vezes ficava doente, pois o esforço era muito grande.

Você pode querer me questionar dizendo: Mas você vai trocar uma grana boa extra por estudar? Isso você faz depois. Tudo bem, realmente eu posso estudar depois que terminar o freela, isso é uma opção. Mas será que é uma boa opção ralar num freela e deixar pra estudar depois? Vejamos ...

Recentemente uma frase antiga começou a martelar na minha cabeça: Work Smarter, Not Harder. Sinceramente nem sei de quem originalmente é essa frase, pois já li em vários lugares e livros então não tenho certeza do criador da mesma. Bom, isso pouco importa. O fato é que comecei a perceber que a maioria dos freelancers que pintavam eram coisas que não me acrescentavam muito em meu conhecimento. Geralmente eram sistemas de cadastro/consultas/relatórios, onde já tinha um bom punhado de código pronto, sem testes automatizados, com build complicado e eu não tinah autonomia para ao menos tentar arrumar a bagunça. Isso sem contar aqueles projetos onde o prazo simplesmente é impossível de cumprir mas como vai render uma ótima grana você se mata de trabalhar de olho no dinheiro. A conclusão que cheguei é que eu estava trabalhando demais, perdendo meus momentos de descanso, lazer com a família e não estava me mantendo atualizado com as tecnologias. Mas então como ganhar mais dinheiro? Se estou dispensando o freelancer certamente vou deixar de ganhar uma boa grana certo? Será que existe uma alternativa interessante?

Um tempo atrás comecei a pensar como poderia ganhar mais dinheiro sem ter que fazer freelance, ou seja, sem ter que trabalhar mais. Parece complicado, mas é perfeitamente possível. A tese que eu defendo é que se você utilizar perto de 1/2 do tempo que você gasta com freelancer estudando e participando de projetos open source interessantes (Esses sim vão te agregar alguma coisa), futuramente você poderá continuar trabalhando suas 8 horas por dia e ganhando um salário talvez melhor que o seu atual+freela sem ter que perder seus fins de semana, lazer, descanso, entre outros. Sem contar que trabalhar com as tecnologias de ponta e ser pioneiro em implementações no local onde você trabalha é um prazer enorme.

Mas então qualquer tipo de trabalho freelancer não vale a pena? Sinceramente acho que existem projetos que valem a pena, mas posso contar nos dedos e não passa dos dedos da primeira mão. Via de regra, eu não participo mais de projetos freelancer, a não ser que seja algo muito interessante.