Na segunda-feira passada, tivemos uma palestra do Fábio Kung sobre JRuby on Rails no RioJUG. Basicamente foi um repeteco da palestra do Falando em Java 2008, a qual estive presente no dia 18/05 passado.

A palestra foi extremamente importante para abrir os olhos de muita gente que acha que Java vai ser Mainstream pra sempre. Pelo que tenho percebido, o tempo de Mainstream de uma linguagem tem diminuído bastante nos últimos tempos. Antigamente uma lingagem ficava na moda por muito mais tempo que hoje.

Em fim, voltando a palestra, foi bem interessante ver uma visão arquitetural de alto nível do GUJ 3.0, observar as escolhas das gems, o problema com as gems nativas e os contornos utilizados.

A escolha de rodar o Ruby na JVM, foi também um fator que foi muito falado durante a palestra. Os fatores principais foram a questão do compartilhamento de sessão entre os nós e o empacotamento do JForum junto na mesma aplicação, sem a necessidade de mágicas para não precisar de 2 logins.

Um fato que me surpreendeu até (já no Falando em Java 2008), foi quando o Fábio disse que a implementação JRuby está sendo considerada a implementação com melhor performance. Isso é muito legal, o que mostra o esforço grande para se obter alternativas à linguagem Java. E o melhor de tudo foi saber que já dá pra rodar o bichinho no Jetty, gerando a mesma produtividade encontrada na dupla Java/Jetty. O trabalho do Fábio foi tão fantástico no jetty_rails, que no RailsConf2008, Jeremy Kemper incluiu o jetty_rails em seu Keynote. O próprio Fábio falou sobre isso.

Pra concluir, apesar do JRuby on Rails e das novas oportunidades que irão surgir, o que mais me deixou feliz foi ver um projeto brazuca fazendo sucesso internacionalmente, no maior evento de Rails da atualidade.