No mês passado, resolvi aplicar BDD em um projeto Java que estava desenvolvendo. Atualmente, existem ferramentas em outras linguagens que podem ser usadas para esse fim. Por uma série de razões, resolvi usar o JBehave para resolver o meu problema nesse projeto em específico (lembre-se, não existe bala de prata). Acontece que o JBehave é todo em Inglês e não dá suporte a i18n.

Quando comecei a usa-lo no meu projeto, logo percebi que usar em inglês não seria legal, pois o projeto só fazia sentido no Brasil e portanto o interessante era escrever os cenários em português. A partir desse momento, comecei a escrever algumas classes pra fornecer esse suporte. Felizmente, as classes Scenario e Steps permitem fácil extensão para resolver esse problema. Após as modificações necessárias, o arquivo de cenário passou a se chamar nome.cenario e o texto no arquivo ficou da seguinte forma:

[sourcecode language="xml"]

Como um Bom testador
Eu quero testar todo meu sistema
Para garantir a qualidade

Cenário: Nome em português do Brasil

Dado que eu quero rodar o Jbehave em português do Brasil
Quando eu usar o meu idioma
E estiver testando
Então tudo deve funcionar
E eu sou feliz

[/sourcecode]

Feito isso, achei legal disponibilizar uma biblioteca para que outros desenvolvedores que precisem usar o JBehave no nosso idioma possam faze-lo de forma trivial. Nesse momento nasceu o projeto jbehave-br, extraido desse projeto e disponibilizado no GitHub aqui. O projeto é muito simples e pequeno, com o objetivo de resolver especificamente esse problema e nada mais.

[UPDATE] O Jbehave agora suporta internacionalização e refatorei essa biblioteca para se aproveitar disso. Está totalmente compatível com a versão 2.5[/UPDATE]