Nos últimos meses, tenho me envolvido muito com NodeJS. Estou fazendo vários experimentos, inclusive algumas coisas internas aqui na empresa. Certamente falarei sobre isso mais pra frente.

Por conta desse envolvimento, tenho procurado acompanhar os acontecimentos do mundo NodeJS e vou tentar resumir aqui algumas coisa relevantes dos últimos dias.

[caption id="" align="alignnone" width="246" caption="Node Knockout"]Node Knockout[/caption]

Apesar de todas as outras coisas importantes que tenho pra falar aqui, nenhuma delas é tão recente e tão interesasnte quanto o evento Node Knockout, que é basicamente uma maratona, onde cada equipe tem 48 horas para desenvolver uma aplicação "do zero". Esse evento foi totalmente inspirado no Rails Rumble, que já acontece há alguns anos.

Infelizmente não pude participar do evento, pois eu tinha alguns compromissos pessoais, não menos importantes, e que não poderiam ser adiados. Eu ia fazer uma aplicação com um amigo de portugal, o José Moreira. Ele acabou fazendo sozinho e ficou ótimo da minha opinião. Votem nessa app :)

Node Smart Machines

Durante o Node Knockout, a Joyent disponibilizou uma hospedagem chamada Node Smartmachines, com deployment via GIT. É bem parecido com o esquema do Heroku, só que ainda está começando. Pra usar basta criar uma conta aqui e começar a fazer seus testes.

Smart Platform Management

Node 0.2.0

No último dia 20 de agosto, foi lançado a versão 0.2.0 do NodeJS, que basicamente se resume ao upgrade da versão do V8 para 2.3.8, algumas melhorias e correções de bugs. Apesar de ainda estar nessa versão "rasa", o NodeJS tem evoluido de maneira bem interesante, tentando atacar os pontos mais críticos. Ryan Dahl tem se mostrado bem participativo e acessível na lista de discussão oficial e isso de fato ajuda bastante. A API ainda não pode ser considerada estável, mas já caminha pra isso, conforme o anúncio feito na lista.

Node Package Management Website

O gerênciador de pacotes mais famoso para NodeJS agora tem um site para browsear os pacotes existentes, assim como o famoso RubyGems, o que faz com que ele se distancie mais ainda dos concorrentes, se consolidando mais ainda como a principal opção nesse segmento.

npm (node package manager)

Essas são algumas das novidades do mundo NodeJS. Aguardemos as próximas.