Na próxima semana, começa a primeira turma do curso de Node.JS da e-Genial. Este curso será uma grande oportunidade para quem quer estar por dentro dessa nova tecnologia e gosta de estar sempre atualizado. Pra quem não sabe, o professor desse curso sou eu, e tenho me envolvido com Node.JS quase desde o seu início.

Conteúdo do Curso

Este curso não é apenas um conjunto de tutoriais para você aprender a fazer determinadas aplicações. O curso é voltado para ensinar o know why do Node.JS. Nele você aprenderá como as coisas realmente funcionam, mas sem deixar de ensinar também como fazer as coisas acontecerem, ou seja, você aprenderá a fazer, mas também aprenderá os porquês.

Por que aprender Node.JS ?

Node.JS é uma tecnologia de fato emergente. Surgiu em Maio de 2009 e vem evoluindo muito rapidamente, com uma comunidade muito forte se formando.

O Node.JS basicamente foi feito para resolver alguns problemas conhecidos, de forma eficiente e eficaz, como I/O não bloqueante e assíncrono, alta concorrência de usuários, conexões persistentes, streaming, entre outros. É uma tecnologia baseada na linguagem Javascript e no poderoso runtime V8, que é usado no Google Chrome, browser bem conhecido pelos desenvolvedores.

Aprender Node.JS certamente abrirá seus horizontes na programação. Ele trás o grande desafio da programação assíncrona, baseada em Reactors, que não é muito comum no nosso dia a dia de programação com Java, DotNet, Ruby e Python (apesar dessas possuirem frameworks para tal). Além disso, a facilidade que o Node.JS nos dá para desenvolver aplicações em tempo real é impressionante, dado a quantidade de bibliotecas e frameworks disponíveis para esse fim, não se esquecendo que o próprio Node puro já é feito para esse propósito.

Mercado de trabalho

Sobre o mercado de trabalho para Node.JS, pense no Rails em 2004/2005. Nessa época, existiam poucas vagas, mas os que aprenderam a tecnologia no começo se deram bem, tendo hoje bastante experiência no assunto. A grande maioria ocupa uma ótima vaga de emprego em alguma empresa aqui no Brasil ou até mesmo no exterior. Com Node.JS a história é a mesma: quem aprender agora está saindo na frente, e quando as vagas bombarem aqui no Brasil (já existem algumas no exterior), quem já conhecer o Node terá vantagem e poderá ocupar facilmente essas vagas.

Por que fazer o curso com o Emerson Macedo?

Alguns podem se perguntar se sou a pessoa mais indicada para ministrar um curso de Node.JS. Acho a pergunta totalmente válida. Quando vamos contratar um serviço devemos sempre nos perguntar se vale a pena ou não fazer com profissional A ou B. Portanto, entendo esse tipo de dúvida e apenas vou falar um pouco do meu envolvimento com o mundo Node.JS, da minha experiência como professor e deixar que você tome essa decisão.

Não sou presunçoso a ponto de achar que sou o cara que mais conhece Node.JS na face da terra, mas ao mesmo tempo tenho noção de que sou um dos que tem investido em conhecer bem essa tecnologia.

Meu envolvimento mais profundo com Node.JS começou no início do ano passado, quando resolvi investir na tecnologia. De lá pra cá, não consigo mensurar a quantidade de material que consumi sobre o assunto. Foi quando em agosto tive a oportunidade dada pelo pessoal do DevInSampa (Tino Gomes e Cia) para apresentar algo sobre o Node). Depois disso, apresentei diversas palestras sobre o assunto, fiz alguns projetos Open Source que estão no meu GitHub, um projeto para própria e-Genial (que está sendo testado em Beta), e tenho testado algumas soluções na Globo.com que quando eu colocar alguma coisa de fato no ar publicarei aqui mesmo no blog.

No fim do ano passado, fui convidado pela e-Genial (conhecida pela sua ótima plataforma de cursos online, o Treina Tom, e também por ser inovadora em cursos) para criarmos um curso de Node.JS. Eles me perguntaram se eu toparia montar um curso e resolvi aceitar. Pra quem não conhece a minha trajetória como professor, faço isso desde os 17 anos, quando eu dava treinamento do sistema para diversos clientes de uma empresa de automação de ponto e acesso, empresa essa que trabalhei de 1998 a 2000 com eletrônica e informática. Depois de um longo período sem lecionar, voltei a faze-lo em 2007, ministrando cursos de Java no famoso centro de treinamento da DBA Engenharia de Sistemas, onde trabalhei por quase 3 anos. Em 2008, também ministrava treinamentos em cursos de extensão na Faculdade Simonsen. Além disso, fora da profissão, sou professor de jovens na Escola Bíblica Dominical na igreja onde faço parte, ministrando aula todos os domingos pela manhã (Deixo claro aqui que no curso de Node.JS não contém nem conterá nenhum conteúdo religioso ou relacionado a isso. O fato de eu mencionar ser professor na igreja é apenas para ilustrar minha experiência no assunto).

Dado essas informações, dá pra perceber que não sou um aventureiro em lecionar, nem tão pouco um oportunista que está aproveitando a onda do Node.JS para se dar bem. É claro que todo o investimento que tenho feito na tecnologia está dando esse retorno, mas poderia não ter dado em nada. O fato é que tenho me envolvido bastante com o Node.JS e tenho ampla experiência como professor.

Mas não dá pra aprender tudo sozinho?

Claro. Estamos na era da informação. A única diferença é que se você fizer o curso, receberá tudo mastigado :p. Ao invés de você começar do zero, vai ganhar um start ótimo, sem precisar penar como eu penei. Meu objetivo é preparar os alunos deste curso para desenvolver qualquer aplicação que o Node.JS permite, passando pelos conceitos, pela base da tecnologia (know why) e também pela prática, com aplicações reais e que fazem uso do que o Node tem de melhor.

Aprender isso tudo sozinho é possível, mas você pode aprender muito mais rápido com um baixo investimento, ao meu ver.

Outras referências

O Daniel Lopes, que é coordenador e instrutor da e-Genial, publicou no Blog da empresa a respeito do curso e dos porquês de aprender Node.JS e fazer o curso. Leitura recomendada.

Está esperando o que? Matricule-se já no curso, pois começa na próxima semana !!!