No fim deste mês, dia 25/10/2011, começará a segunda turma do curso de Node.JS na e-Genial. Nós tivemos o primeiro curso em abril e foi um grande sucesso.

Por que aprender Node.JS ?

Node.JS é uma tecnologia de fato emergente. Surgiu em Maio de 2009 e vem evoluindo muito rapidamente, com uma comunidade muito forte se formando.

O Node.JS basicamente foi feito para resolver alguns problemas conhecidos, de forma eficiente e eficaz, como I/O não bloqueante e assíncrono, alta concorrência de usuários, conexões persistentes, streaming, entre outros. É uma tecnologia baseada na linguagem Javascript e no poderoso runtime V8, que é usado no Google Chrome, browser bem conhecido pelos desenvolvedores.

Aprender Node.JS certamente abrirá seus horizontes na programação. Ele trás o grande desafio da programação assíncrona, baseada em Reactors, que não é muito comum no nosso dia a dia de programação com Java, DotNet, Ruby e Python (apesar dessas possuirem frameworks para tal). Além disso, a facilidade que o Node.JS nos dá para desenvolver aplicações em tempo real é impressionante, dado a quantidade de bibliotecas e frameworks disponíveis para esse fim, não se esquecendo que o próprio Node puro já é feito para esse propósito.

Evolução do Curso

A primeira turma teve uma grande vantagem de ter saído na frente, pois começaram 6 meses atrás. É muito bom sair na frente, pois quando o mercado estiver bem aquecido você já terá conhecimento e experiência so invés de estar iniciando. Muita gente pensou nisso e resolveu fazer o curso, mesmo sabendo que a primeira turma de um curso tem sempre um conteúdo experimental e que será melhorado.

Para a segunda turma, a vantagem é o conteúdo já está mais maduro e nós aprendemos bastante com a primeira turma, o que certamente levará o nosso curso para um outro nível, ainda melhor que o primeiro. A grade também foi totalmente atualizada, trazendo as melhores novidades da tecnologia.

Entendendo melhor e inscrevendo-se

Para entender melhor sobre o curso e a minha experiência no assunto, leia a leitura do post de anúncio da primeira turma.

Além do post, participei do torneio Node.JS Knockout deste ano e meu time venceu na categoria popularidade com a aplicação http://driv.in

Anúncio da primeira turma: http://emerleite.com/2011/04/curso-de-nodejs-da-egenial/

Está esperando o que? Matricule-se já no curso, pois começa no próximo dia 25.