É impressionante como aqui no Brasil este movimento de ferramentas IDE que se propoem a gerar código, "programar pra você", ainda continua ganhando força. Recentemente chegou uma pessoa na empresa onde trabalho oferecendo a ferramenta JCompany para a empresa. Segundo o mesmo, a ferramenta monta a arquitetura toda do sistema, gera os CRUDS e muito mais. Ai eu me pergunto: Não precisamos mais de arquitetos certo ? Precisamos de meia dúzia de code monkeys para codificar o que sobrar e pronto, tudo resolvido. Não vou ficar falando muito da ferramenta em questão pois hoje em dia qualquer menção sobre algo e vem um processo em cima de nós. Em fim, a ferramenta que promete gerar tudo e tornar o trabalho do programador algo banal.

Pouco antes desse dia, teve uma apresentação de uma empresa sobre SOA, mostrando um monte de ferramentas de modelagem de processos, servidor que roda os processos (além do servidor de aplicações), IDE turbinada, e o cara teve a coragem de dizer que com SOA não existe mais sistema, tudo é serviço, proibiu durante a apresentação a palavra sistema, de acordo com essa tese. Disse também que reduziriamos drasticamente o número de programadores, teriamos tudo prontinho, e ..., mesma balela (o pior é que teve gente acreditando nisso e gostando muito).

Essas duas experiências me fizeram pensar sobre o fato de existirem diversas pessoas ignorando completamente o que é um programador e para que serve o mesmo. E pior, ignorando a capacidade de um ser humano raciocinar e fazer escolhas de acordo com problemas, acreditando que arquiteturas engessadas resolvem o problema de pessoas não treinadas, e ainda ignoram a evolução da indústria de ti, com DSLs e outras coisas mais.

Triste, é triste ver que tem gente que faz faculdade, pós, mestrado, etc e fica só com o que aprendeu lá, e muita das vezes nem aprendeu, apenas foi aprovado.