Na década de 70, passava na TV um desenho chamado Carangos e Motocas (Wheelie and The Chopper Bunch). Eu nem era nascido nessa epoca, mas a famosa frase Mas eu te disse, eu te disse... ecoou por algum tempo ainda.

Meu primeiro post deste blog foi sobre a instalação de um componente de GNV no meu carro. Na ocasião, o problema todo foi eu ter feito uma escolha que era performática mas tinha sérios problemas na manutenção. Pois bem ....

Na semana passada, mais precisamente na segunda-feira, meu carro enguiçou próximo a empresa onde trabalho enquanto me deslocava de onde moro até o destino. Em princípio tudo bem, afinal de contas isso são coisas que acontecem. Após colocar o carro em uma oficina próxima onde meu carro parou e ver que o profissional desta não sabia muito bem como resolver meu problema, reboquei o carro até o profissional de minha confiança que sempre fez manutenção do meu carro. Chegando lá, o mesmo detectou rápidamente que o bendito do Chip GNV, que é o que me dava mais performance estava com problemas e misturando os combustíveis. Naquele momento veio a voz interior dizendo: Mas eu te disse, eu te disse, eu te disse, eu te disse, eu te disse...

Tive que levar meu carro na oficina matriz da empresa de GNV, pois como disse no outro post, com o chip só poderia ser visto lá o problema. O pessoal "especializado" jurava de pé junto que não era o chip, mas mesmo assim solicitei que modificassem a instalação para os componentes que as filiais possam dar manutenção.

Não tem nada muito de novo nessa história, tão somente o que eu havia previsto se cumpriu (Eu te disse ...). O importante é ver como não pensar em manutenção quase sempre nos dará dor de cabeça no futuro e isso acontece também com nossos softwares.

Tirei duas lições importantes:

  1. Profissional confiável está dificil hoje em dia.
  2. Qualquer produto que for adquirir, pensar em como será a manutenção deste.