A área de Desenvolvimento de Software passa por uma grande mudança nos últimos anos. Existe um apelo muito grande na comunidade de desenvolvedores de software para práticas ágeis, menos burocracia e soluções práticas e eficientes para se trabalhar.

Acontece que pessoas com perfil inovador, ou mesmo pessoas mais tradicionais mas de mente aberta, se empolgam facilmente e tentam convencer as pessoas que essas "novidades" são ótimas e que a forma"antiga" com que fazemos as coisas não funciona, ou melhor nunca funcionou de forma decente.

Ai começam os problemas. Por mais incrível que pareça, as pessoas de TI em sua maioria são muito mente fechada, e quando se fala de algo do tipo a maioria delas tem uma resistência enorme e geralmente faz alguma gozação, ou simplesmente menospreza dizendo: "Meu filho, a IBM que criou isso? A Sun? A Oracle? Ah, foi Fulano de tal? quem é esse cara? Não quero saber disso não .."

Felizmente, encontro pessoas abertas, que ouvem, percebem e ao menos procuram conhecer sobre os assuntos e na maioria das vezes a pessoa passa a entender as mudanças e se tornar adepto.

O problema disso tudo é que em vários momentos tem gente mente fechada que nos enxerga como maluco, quase uma comunidade de anarquistas, algo como se fosse uma rebelião contra o modelo atual. De fato, é uma insatisfação total, pois a coisa já ta mais que provado que não funciona, basta ver os prazos estourando, pilhas de documentos que estão sempre desatualizados e software com qualidade a baixo do aceitável.

Depois de levar tanto fora e ser tratado mau algumas vezes por algumas pessoas, será que ta valendo a pena ainda oferecer a pílula vermelha?

Acho que vou adotar a idéia do Morpheu e evitar oferecer essa pílula para as mentes adultas (Aqui você entende como quiser). Melhor oferecer com mais critério, não pelos mesmos motivos do filme matrix, mas pra evitar desgaste com pessoas, que é muito chato.

Com as mudanças que ocorreram e ainda estão ocorrendo na área de Desenvolvimento de Software, como agile, TDD (Acreditem, apesar de não ser novo tem muita gente que ainda nem sabe o que é isso), SCRUM, etc, é muito comum que as pessoas com perfil inovador, ou mesmo pessoas mais tradicionais mas de mente aberta, se empolguem bastante e tentem convencer bastante gente de que essas mudas são ótimas e que a forma com que fazemos as coisas nas grandes corporações aqui do Brasil, com processos burocráticos, quilos de documentação, metodologias Waterfall disfarçadas de RUP, simplesmente não servem mais, ou melhor, nunca serviram.