No último fim de semana (13 e 14 de junho/2008), participei com alguns amigos do Workshop de Modelagem ágil e DDD promovido pela Fratech em São Paulo.

O Workshop foi bem interessante, abordando temas atuais e de extrema importância no conhecimento do Desenvolvedor de Software.

No primeiro dia, o foco foi bastante em FDD, M3 e Agile Draw. Foi bem legal esse primeiro dia, pois eu experimentei algumas técnicas que nunca havia tentado. Confesso que não simpatizei muito com a modelagem com as figurinhas, nem muito com a FBS, mas eu vou pensar mais sobre o assunto e tentar me aprofundar um pouco pra tirar melhores conclusões.

Da esquerda pra direita: Colega de verde(rs), Gustavo, Eu, Colega de Branco(rs)

No segundo dia, o foco foi todo vontado para Domain Driven Design e UML em Cores. Foi bem interessante, pois o assunto tem um hype nos dias de hoje e é um assunto bastante motivador também.

A técnica de UML em Cores me ajudou um pouco a identificar algumas coisas em Model Driven Design, mas ainda assim, preciso testar mais pra definir se usarei essa técnica.

No mais gostaria de dar os parabéns ao Felipe Rodrigues e o Manoel Pimentel pelo evento que foi muito legal e tenho certeza que surgirão outros.

Da esquerda pra direita: Adndré, Eu, Felipe, Gustavo e Manoel

O unico problema é ter que se despencar do Rio de Janeiro toda vez, pois aqui estamos meio carentes de coisas do tipo, exceto pelo fato que as ultimas reuniões do RioJUG foram excelentes.