Nas empresas que trabalhei até hoje durante a minha carreira, a maioria delas tinha uma coisa em comum: o funcionário tinha que trabalhar para agradar seu chefe, ao invés de trabalhar em favor da empresa.

Nesse momento, surge uma nova definição de processo de desenvolvimento: BDD - Boss Driven Development (Desenvolvimento voltado para o chefe). Basicamente funciona da seguinte maneira:

  • Se seu chefe chega cedo, trate de chegar cedo, pois se ele chegar antes de você, é muito ruim e provavelmente você terá problemas com ele
  • Se der a hora de você ir embora e por algum motivo ele ainda estiver na empresa, permaneça até ele sair, pois ele pode precisar de você para alguma coisa. Quem sabe pegar um café pra ele?
  • Por mais que você saiba que precisa melhorar alguma coisa que não está muito legal no projeto, cuidado ao falar com ele, pois ele pode achar isso uma ofensa, ou até mesmo dizer que a culda disso é sua.
  • Se ele pedir pra você ficar fazendo tarefas que nada tem a ver com a sua profissão/aptidão/vocação, não questione, afinal de contas, o segredo para crescer em uma empresa é fazer tudo que o chefe manda e ficar bem caladinho.

Por mais incrível que possa parecer, ainda existem muitas empresas que trabalham dessa forma. Especialmente as famosas consultorias [A-Za-z]{3}.

O BDD relacionado a testes de software é bem mais interessante, não é mesmo?

Graças a Deus onde eu trabalho não é assim.