Outro dia aqui na globo.com, estavamos numa reunião com uma determinada equipe que cuida de infra-estrutura sobre um projeto do meu time que estamos desenvolvendo. Num determinado momento da reunião, quando conversavamos sobre um determinado servidor de banco de dados, uma pessoa da equipe de infra disse que esse tal servidor estava dormindo (i.e. Trabalhando bem abaixo da sua capacidade). Como nosso projeto demandará grande volume, esse servidor será melhorado para que suporte nosso projeto e continue "dormindo".

Pensando sobre essa situação imaginei nós, os desenvolvedores. Muitas vezes trabalhamos com muito stress, sobrecarga de trabalho e umas boas horas extras.

O que será que acontece quando sobrecarregamos um servidor? Quando estressamos o mesmo? Quando fazemos testes de carga e performance, vemos que num determinado momento o servidor não aguenta e literalmente abre o bico.

Agora, se os servidores (que são máquinas, não humanos) precisam estar abaixo da capacidade produtiva pra não perder sua qualidade, imagine pessoas sem um tempo pra respirar, pensar e descansar?

Trabalhar no limite da sua capacidade produtiva torna o trabalho improdutivo, apesar de ser contra-intuitivo, talvez.