Quem é telespectador da TV Globo já está acostumado com os diversos programas de TV que oferecem a oportunidade de participação ao público. Geralmente esses programas abrem uma inscrição através do envio de uma carta ao programa, email, download de um formulário para preenchimento, etc.

Nos últimos anos, alguns sistemas foram construídos para melhorar esse canal de casting (i.e seleção de pessoas)desses programas para a TV Globo. Porém, a cada iniciativa nova de casting por parte de um programa, era necessário criar um novo sistema de acordo com as necessidades. Até ai tudo bem, afinal de contas cada programa tem uma necessidade específica. Por muito tempo, usamos também o nosso 8p para ajudar nesse sentido, inclusive para clientes importantes, como Musas do Brasileirão e Big Brother Brasil.

Passado algum tempo, percebemos alguma semelhança entre as iniciativas de casting. Em sua maioria, a opção era um formulário de perguntas e respostas e o envio de um vídeo. Sendo assim, resolvemos desenvolver uma solução para possibilitar o cliente criar uma nova campanha de casting em alguns dias.

De toda essa experiência, criamos um projeto chamado Plataforma de Participações, com o objetivo de oferecer aos nossos clientes da TV essa forma simples de criar campanhas. Basicamente quem monta uma campanha hoje pode escolher se tem formulário, vídeo ou ambos e pode fazer uma definição completa do seu formulário (caso exista), configurando cada pergunta e seu tipo de resposta, precisando de pouca ajuda técnica para colocar sua campanha de casting no ar. Cada cliente também personaliza seu header, preservando assim a identidade visual da sua marca.

Como todo produto ágil, existem outras features no backlog para atenderem algumas demandas dos nossos clientes.

Nossos primeiros clientes são o No Limite e o Lata Velha do Caldeirão do Huck que já estão no ar há algumas semanas e mostrando que essa Plataforma de Participações tem se comportado muito bem nesse começo.