Alguns estudos apontam que o maior problema da maioria das empresas é a comunicação. Esforços incansáveis são feitos para melhorar isso e todos sabemos que é um grande desafio. Mas e o Software? Será que este também não deveria comunicar-se de forma mais clara com seus usuários?

Exemplo triste - Aconteceu comigo :(

Ontem a tarde me aconteceu uma situação pouco comum. Após terminar o jogo do Brasil pela Copa 2010, fui com minha esposa ao supermercado fazer algumas compras. Compramos um bocado de coisas. Diria que fiquei mais de 1 hora no mercado. Na hora de pagar, eis que surge um problema. O cartão Alimentação Pass da Sodexo não funcionou. A máquina informou a seguinte mensagem: "FALHA NA COMUNICAÇÃO" (que imagino ser um problema de rede ou algo do tipo). A caixa do mercado repetiu o processo em outra máquina e o problema permaneceu. Até ai tudo bem. Afinal, indisponibilidade é algo que pode acontecer.

Passado alguns minutos, a caixa chamou o fiscal do mercado que nos atendeu de forma simpática e pegou uma outra máquina para tentar novamente fazer o pagamento (nesse momento eu já estava pensando em usar o cartão do banco de deixar pra lá o sodexo). Eis que a máquina informa que o saldo estava zerado, ou seja, teoricamente em alguma das passagens a compra foi paga. Percebi então que uma simples ida ao mercado ia me dar uma dor de cabeça sem tamanho.

O simpático fiscal, ao verificar o problema, foi a gerência da loja para tirar relatórios e verificar o que aconteceu. Voltando, a única coisa que saiu no relatório foram transações não concluídas. Nesse momento eu perguntei ao fiscal: O sistema não informa qual foi o problema? Ele me disse: Não, o sistema só informa que não foi relalizada. Acabei ficando sem saber o que estava acontecendo de fato, já que meu saldo estava zerado. A minha única certeza é que em algum lugar foi debitado a compra do meu cartão sodexo.

O próximo passo foi tentar verificar na sodexo. Abri meu iphone e entrei no site para verificar o saldo. Digitando o número do cartão e cpf, recebi a mensagem "Não foi encontrado um cartão para os dados informados". Achei um pouco estranho e liguei para um amigo, passei meus dados e pedi para ele verificar, pois poderia ser que o site não oferecesse um comportamento correto no browser do iphone. Ele verificou e a mesma mensagem apareceu. Caiu a ficha. Estava acontecendo algum problema grave na Sodexo.

Liguei então para central de atendimento. O atendimento eletrônico me pediu o número de cartão e senha e em seguida me informou o saldo. Para minha surpresa, o saldo era o dobro do saldo que deveria ser, ou seja, nem estava zerado, nem estava correto. Comecei a falar com o atendente e pedi meu saldo novamente. Ele me disse: Seu saldo é zero. Retruquei: Como zero se o atendimento eletrônico me disse o saldo X? Ele respondeu: Houve uma queda geral nos sistemas e estamos dando o prazo de até as 00:00 de hoje para tudo voltar ao normal.

No fim das contas paguei com cartão de débito do banco.

Análise do problema.

Após esse incidente, pensei um pouco sobre esse sistema de pagamentos.

Sobre a compra, provavelmente o que aconteceu é que o Sodexo debitou o valor e como a máquina não respondeu e o sistema caiu, a transação deve ter ficado pendente, prendendo meu saldo. Nesse momento, fazia sentido não ter saldo até que o sistema fosse restabelecido por completo. Mesmo assim, alguma coisa me incomodou. Por que a mensagem de retorno não poderia informar o que estava acontecendo? Não poderia informar alguma coisa melhor que "FALHA NA COMUNICAÇÃO"? Naquela hora, eu não sabia se o problema era da Sodexo, que não informava um código/retorno de erro adequado, ou se a máquina não tratava os retornos de erros corretamente.

Enviar mensagens de erro corretamente e fazer tratamento de forma adequada são fundamentais na comunicação com o usuário, quando o sistema apresenta comportamentos inesperados. A falta de atenção nisso é mais comum do que parece e vou exemplificar. Existem diversos sistemas que ignoram mensagens, como por exemplo situações onde um dos lados (ou ambos) em uma comunicação  ignoram os status code http. Ex:

[code]
HTTP/1.1 200 OK
Content-Type: text/xml

<error>
<code>123</code>
<message>Ocorreu um erro</message>
</error>
[/code]

Percebeu o problema?

Outro caso bem comum acontece quando quem envia uma mensagem para um objeto trata todos os retornos de erros de forma igual e não mostra claramente a mensagem. Ex:

[code language="java"]
try {
objeto.fazAlgumaCoisa();
catch (Exception e) {
log.error("Deu algum erro");
}
[/code]

Já vi muito código assim e isso dificulta bastante pra quem está tentando entender o que está acontecendo.

Pior que isso foi o sistema web me dizer que não achou meu cartão, quando na verdade algum outro sistema que esse se comunica estava fora do ar. Não podia simplesmente informar algo como "Nosso sistema está em manutenção, previsão de retorno para X horas"? Cartão inexistente é inadmissível, pois certamente o cliente ficará confuso sobre o que está acontecendo.

E o saldo no atendimento eletrônico que estava dobrado? Eu aprendi certa vez que esse tipo de informação deveria vir de somente um lugar. No caso eu obtive 3 valores diferentes para meu saldo, o que me indica que esse principio não foi respeitado.

E sobre a indisponibilidade do sistema? Que tal enviar automaticamente um SMS/twitter/email ou qualquer outra coisa para que os clientes possam se preparar para esse tipo de situação? Ser pego de surpresa é sempre ruim.

Conclusão

Comunicação não é só importante entre pessoas. Nossos Softwares precisam comunicar-se adequadamente com seus usuários. Muitos ignoram isso completamente. Tenho certeza que podemos melhorar isso.