No último dia 10/02/2011, foi lançada a versão 0.4.0 do Node.JS (confira o anúncio na lista oficial). Esta é a primeira versão stable depois dos releases 0.2.x. Sempre foi claro que os releases 0.3.x eram totalmente unstable e que estavam servindo de base para os releases 0.4.x. Portanto, todos deveriam conseguir atualizar suas aplicações para essa versão sem muitos problemas.

Dentre as principais mudanças, destaco as melhorias no suporte a SSL, que é uma das coisas que precisava melhorar no Node.JS.

Outro ponto importante foi a mudança no sistema de módulos. Agora o require usa paths completos, ou seja, agora consegue funcionar com links simbólicos. Além disso, o require também entende o package.json, que é o arquivo que define um pacote node. E por último, mas talvez o mais importante é que agora você pode ter um diretório node_modules no seu projeto e o require vai procurar pelos módulos primeiro nele, antes de ir buscar em outros locais, facilitando muito "vendorizar" suas bibliotecas dependentes.

O Node também atualizou a versão do V8 para 3.1.2 e agora temos uma API um pouco menos burocrática de HTTP Client.

Existe também um novo módulo chamado OS, que trás algumas operações para pegar informações sobre o gerênciamento do sistema, como número de CPUs, quantidade de memória total/livre e informações gerais do sistema operacional.

Confira a documentação da API 0.4.0.