Hoje tenho o prazer de anunciar que colocamos no ar o Globo TV, o novo portal de vídeos da globo.com. Quem acessava os domínios video.globo.com videos.globo.com ou gmc.globo.com perceberá que esses domínios agora são redirecionados para globotv.globo.com.

Os leitores do meu blog devem ter percebido que não coloco nada novo no blog desde outubro. Nesses últimos meses tenho trabalhado duro, junto com meu time no desenvolvimento desse produto. Ta aí o resultado :)

O que é o Globo TV?

O Globo TV agora é o lugar ideal para você consumir os vídeos das organizações Globo. É um produto onde concentra toda a nossa experiência no consumo de vídeos. É o lugar onde você assiste seus canais de tv favoritos na internet. Nós chamamos isso internamente de "Envolvimento irresponsável e inconsequênte em vídeos".  A busca foi totalmente modificada e agora a visualização dos resultados está muito melhor, inclusive na experiência quando você filtra ou pagina a busca que você fez.

Desenvolvimento do produto

Mudar o portal de vídeos da Globo.com não é uma tarefa simples. O produto anterior estava no ar há mais de 4 anos. Desenvolvemos esse novo em aproximadamente 4 meses. Segue uma foto do que estava no ar até essa madrugada:

O antigo Globo Vídeos (ou Globo Media Center) ficou do jeito que estava por um bom tempo devido a nossa estratégia anterior em focar nos catálogos de vídeo. Recentemente resolvemos ter um produto onde todo o consumo de vídeos é agregado e daí surgiu a idéia de fazer um novo Globo Vídeos, que agora se chama Globo TV.

Próximos passos

Esse novo produto ainda tem muito o que evoluir. Estamos começando a trabalhar em um responsive design para tornar o site mais adequado quando visualizado em dispositivos móveis (i.e. iPhones, iPads e similares). Também desenvolveremos uma experiência cada vez melhor para o assinante, que hoje já pode ver vídeos na íntegra com exclusividade mas terá muito mais atenção a partir de agora. Para esses, disponibilizamos inicialmente uma página com conteúdo exclusivo, com íntegras de jornalismo, novelas, esportes, entre outros. Posteriormente teremos uma experiência de consumo ainda mais rica para esses usuários assinantes.

Feedbacks são muito bem vindos - http://globotv.globo.com

PS: A partir de agora volto a blogar sobre tecnologia (muito de Node.JS é claro) e também aproveito para anunciar que teremos a terceira turma do nosso curso de Node com a e-Genial ainda nesse primeiro semestre. Anunciarei as datas em breve.